domingo, 15 de janeiro de 2012

Ano Sinodal

Durante o Advento, todas as comunidades da Arquidiocese de Goiânia fizeram preces especiais nas celebrações para o feliz êxito do Sínodo. Já se fala há mais de três anos sobre este evento que será um marco histórico na vida da Arquidiocese neste 2012. Mas, afinal, o que é Sínodo? Segundo o Código de Direito Canônico, Sínodo “é uma assembleia de sacerdotes e de outros fiéis escolhidos da Igreja particular, que auxiliam o Bispo diocesano para o bem de toda a comunidade diocesana”.

A palavra “sínodo” vem do grego e significa “caminhada em conjunto”. O Monsenhor João Daiber lembra que “uma caminhada não é um desfile em que cada um se apresenta com toda a sua beleza, querendo chamar a atenção dos outros e ser escolhido como ganhador de um concurso. Numa caminhada as pessoas não competem, vão na mesma direção e têm a mesma motivação. Uma caminhada também não é uma marcha em que todos andam em filas certinhas, no mesmo ritmo, na mesma cadência, batendo o pé no chão ao mesmo instante. Numa caminhada, cada um anda com um passo diferente. Uma caminhada também não é uma corrida em que o importante é a velocidade. Uma caminhada pode durar dias e, tratando-se de um sínodo, vários anos”.

É isto que está acontecendo na Arquidiocese. Todos foram convidados a participar desta caminhada, conversando nas pastorais, nos movimentos, nos grupos, nos ministérios, para trocar ideias, apresentar suas opiniões sobre aquilo que diz respeito a todos na vida de Igreja. O Sínodo da Arquidiocese de Goiânia tem como objetivo refletir sobre a evangelização em nossas Paróquias e Comunidades. Uma reflexão baseada não apenas em opiniões pessoais, mas em fundamentos bíblicos, com estudos dos documentos da Igreja. No processo sinodal também são importantes e, até mesmo, indispensáveis alguns elementos, tais como a oração, a conversão, o diálogo, o respeito mútuo, o amor, a disponibilidade para acolher os desejos do Senhor. Depois dessas reflexões serão promulgadas as conclusões, inclusive normas que visem à maneira mais correta de desempenhar a missão da Igreja.

Últimas sessões

Tendo feito já este caminho durante três anos, em 2012 acontecem sessões com os três temas norteadores, mas antes, haverá uma Missa de Abertura Solene dos Trabalhos que será realizado no dia 4 de fevereiro, às 15 horas, na Catedral Metropolitana.

Primeira sessão (Palavra): dia 11 de fevereiro.

Segunda sessão (Liturgia): dia 10 de março.

Terceira sessão (Caridade)
: dia 14 de abril.

Essas três sessões acontecerão na Sala Sinodal, no Centro Pastoral Dom Fernando.

Quarta sessão
: Encerramento Solene, dia 24 de maio, na Catedral Metropolitana de Goiânia.



Fonte: Jornal Nosso Guia